top of page
  • Writer's pictureboutsawsciplotptra

Download do orçamento do Nepal 2079-80 em pdf: baixe o documento que mostra o plano financeiro do go



Orçamento do Nepal 2079/80: Uma Visão Geral




O orçamento do Nepal é uma declaração anual das receitas e despesas estimadas do governo para um ano fiscal, que vai de meados de julho a meados de julho. O orçamento é preparado pelo Ministério das Finanças em consulta com várias partes interessadas, incluindo outros ministérios, governos estaduais e locais, sociedade civil, setor privado e parceiros de desenvolvimento. O orçamento é apresentado pelo Ministro das Finanças ao parlamento federal para aprovação, geralmente no final de maio ou início de junho.




budget of nepal 2079 80 pdf download



O orçamento do Nepal é um documento político crucial que reflete as prioridades, planos e programas do governo para alcançar sua visão de "Nepal próspero, feliz nepalês". O orçamento também serve como uma ferramenta para mobilizar e alocar recursos, implementar políticas, prestar serviços públicos e garantir responsabilidade e transparência. O orçamento do Nepal 2079/80 (2021/22) foi apresentado pelo Ministro das Finanças Bishnu Prasad Paudel em 29 de maio de 2021, em meio à pandemia de COVID-19 que afetou gravemente os setores de saúde, social e econômico do país.


Neste artigo, forneceremos uma visão geral do orçamento do Nepal 2079/80, destacando suas principais características, áreas de foco, pontos fortes, desafios e implicações. Também forneceremos um link para baixar o documento orçamentário completo em formato PDF para referência futura.


Introdução




O orçamento do Nepal 2079/80 (2021/22) foi preparado com os seguintes objetivos:


  • Alcançar um crescimento econômico alto e sustentável por meio do desenvolvimento de uma economia baseada na produção.



  • Criar empregos e aliviar a pobreza por meio da utilização otimizada dos recursos disponíveis, força de trabalho, capital e tecnologia.



  • Manter a disciplina financeira e agregar estabilidade econômica por meio da contenção da inflação.



  • Estabelecer o federalismo como portador de prosperidade por meio da transferência de recursos aos níveis estadual e municipal.



  • Criar uma base para uma economia equilibrada, inclusiva, autossuficiente e orientada para o socialismo por meio da transformação socioeconômica.



O orçamento também identificou dez áreas prioritárias para atingir esses objetivos:


  • Transformação do setor agrícola



  • Aumento da produção e produtividade, criação de empregos e eliminação da pobreza por meio da coordenação entre os setores governamental, privado e cooperativo



  • Desenvolvimento econômico local baseado em inovação



  • Desenvolvimento de Recursos Humanos



  • Desenvolvimento de infraestrutura e formação de capital



  • Produção de hidreletricidade, expansão de linhas de transmissão e eletrificação rural



  • Desenvolvimento industrial, promoção de investimentos e revitalização do setor de turismo



  • Proteção do meio ambiente, gerenciamento de desastres e minimização do risco de mudança climática



  • Prestação eficiente de serviços públicos e promoção da boa governação



  • Pesquisa e Desenvolvimento Científico



O tamanho total do orçamento para o ano fiscal de 2079/80 é o maior da história do Nepal, totalizando NPR 1.793,83 bilhões, 11,6% acima da estimativa revisada de NPR 1.647,57 bilhões para o ano fiscal de 2078/79 (2020/21). O orçamento visa atingir uma taxa de crescimento do PIB de 7 por cento e uma taxa de inflação de 6,5 por cento para o próximo ano fiscal. O orçamento também visa aumentar a renda per capita do Nepal para US$ 1.381 dos atuais US$ 1.191.


Se você deseja baixar o documento orçamentário completo em formato PDF, pode clicar neste link ou visitar o site oficial do Ministério das Finanças em www.mof.gov.np.


Destaques do orçamento




Tamanho do orçamento e fontes de financiamento




O tamanho do orçamento para o ano fiscal de 2079/80 é de NPR 1.793,83 bilhões, o que equivale a 48,6% do PIB projetado. O orçamento consiste em três componentes: despesas correntes, despesas de capital e gestão financeira.As despesas correntes são de NPR 1.183,25 bilhões (65,9% do orçamento total), as despesas de capital são de NPR 380,38 bilhões (21,2% do orçamento total) e a gestão financeira é de NPR 230,20 bilhões (12,8% do orçamento total).


As fontes de financiamento do orçamento são principalmente receitas fiscais, doações estrangeiras, empréstimos externos e empréstimos internos. A receita tributária é estimada em NPR 1.240,11 bilhões (69 por cento do orçamento total), as doações externas são esperadas em NPR 55,46 bilhões (3 por cento do orçamento total), os empréstimos externos são projetados em NPR 242,26 bilhões (13,5 por cento do orçamento total) e os empréstimos internos são previstos em NPR 256 bilhões (14,3 por cento do orçamento total).


Áreas de foco do orçamento




O orçamento alocou recursos para vários setores e programas de acordo com seus objetivos e prioridades. Algumas das principais áreas de foco do orçamento são as seguintes:


  • Resposta à pandemia de COVID-19: O orçamento alocou NPR 26,75 bilhões para prevenção, controle e tratamento de COVID-19, incluindo vacinação, testes, isolamento, quarentena, suprimento de oxigênio, leitos de UTI, ventiladores, EPIs e outros equipamentos médicos. O orçamento também alocou NPR 4 bilhões para o fundo de emergência COVID-19 e NPR 15 bilhões para o fundo de resposta e recuperação COVID-19.



  • Transformação do setor agrícola: O orçamento alocou NPR 55,97 bilhões para o desenvolvimento do setor agrícola, incluindo irrigação, mecanização, fertilizantes, sementes, pecuária, pesca, agroprocessamento, agricultura orgânica, cooperativas e seguros. O orçamento também anunciou vários subsídios e incentivos para agricultores e agroempresários.



  • Criação de empregos e alívio da pobreza: O orçamento alocou NPR 11,60 bilhões para o Programa de Emprego do Primeiro-Ministro (PMEP), que visa fornecer pelo menos 100 dias de emprego a todos os desempregados em um ano.O orçamento também alocou NPR 5 bilhões para o Programa de Empreendedorismo Juvenil (YEP), que fornece bonificação de juros e empréstimos sem garantia para jovens empreendedores.



  • Desenvolvimento econômico local: O orçamento alocou NPR 429,83 bilhões para transferência fiscal intergovernamental para governos estaduais e locais, o que equivale a 23,9% do orçamento total. O orçamento também alocou NPR 15 bilhões para o programa de parceria para o desenvolvimento de infraestrutura local (LIDPP), que apóia os governos locais na implementação de projetos de infraestrutura em parceria com o setor privado e cooperativas.



  • Desenvolvimento de recursos humanos: O orçamento alocou NPR 70,05 bilhões para o desenvolvimento do setor educacional, incluindo educação técnica, aprendizado digital, treinamento de professores, bolsas de estudo, infraestrutura escolar e melhoria da qualidade. O orçamento também alocou NPR 69,38 bilhões para o desenvolvimento do setor de saúde, incluindo check-up de saúde gratuito para pessoas com mais de 40 anos de idade, expansão do seguro de saúde, construção e modernização de hospitais e desenvolvimento de recursos humanos.



  • Desenvolvimento de infraestrutura e formação de capital: O orçamento alocou NPR 80 bilhões para projetos de orgulho nacional, que incluem estradas estratégicas, ferrovias, aeroportos, energia hidrelétrica, irrigação e desenvolvimento urbano. O orçamento também alocou NPR 25 bilhões para desenvolvimento de zonas econômicas especiais (SEZ), NPR 10 bilhões para estabelecimento de bancos de terras e NPR 5 bilhões para desenvolvimento de propriedades industriais.



  • Produção de hidroeletricidade, expansão de linhas de transmissão e eletrificação rural: O orçamento alocou NPR 83,89 bilhões para o desenvolvimento do setor de energia, incluindo construção e operação de projetos hidrelétricos, linhas de transmissão, redes de distribuição e fontes alternativas de energia. O orçamento também anunciou vários incentivos e facilidades para o investimento do setor privado no setor de energia.



  • Desenvolvimento industrial, promoção de investimentos e revitalização do setor de turismo: O orçamento alocou NPR 24,47 bilhões para o desenvolvimento do setor de indústria, comércio e suprimentos, incluindo o estabelecimento de corredores industriais, promoção de indústrias voltadas para a exportação, facilitação de investimento estrangeiro direto (FDI) e melhoria da facilitação e competitividade do comércio. O orçamento também alocou NPR 11,52 bilhões para o desenvolvimento do setor de turismo, incluindo construção e atualização de infraestrutura turística, promoção do turismo doméstico e internacional e apoio a empresários do turismo afetados pelo COVID-19.



  • Proteção ambiental, gestão de desastres e minimização do risco de mudanças climáticas: O orçamento alocou NPR 24,12 bilhões para o desenvolvimento do setor florestal e ambiental, incluindo conservação e gestão de florestas, vida selvagem, biodiversidade, zonas úmidas e áreas protegidas. O orçamento também alocou NPR 15,32 bilhões para redução e gestão de riscos de desastres, incluindo sistema de alerta precoce, resposta a emergências, reconstrução e reabilitação e adaptação e mitigação das mudanças climáticas.



  • Prestação eficiente de serviços públicos e promoção da boa governança: O orçamento alocou NPR 41,83 bilhões para assuntos federais e desenvolvimento do setor de administração geral, incluindo reforma do serviço público, sistema de governança eletrônica, sistema de compras públicas, medidas anticorrupção e implementação da carta cidadã. O orçamento também alocou NPR 37,35 bilhões para manutenção da lei e da ordem, prestação de justiça, proteção dos direitos humanos e implementação do processo de paz.



  • Pesquisa e desenvolvimento científico: O orçamento alocou NPR 13,77 bilhões para o desenvolvimento do setor de ciência e tecnologia, incluindo o estabelecimento de uma fundação nacional de ciência, promoção da inovação e ecossistema de empreendedorismo, apoio a instituições de pesquisa e universidades e desenvolvimento de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC).



Análise de orçamento




Pontos Fortes e Oportunidades




O orçamento do Nepal 2079/80 tem alguns aspectos positivos e benefícios potenciais que podem ser resumidos da seguinte forma:


  • O orçamento é ambicioso e visionário em termos de tamanho, meta de crescimento, áreas de foco e alinhamento com a visão nacional de "Nepal próspero, feliz nepalês". O orçamento reflete o compromisso do governo de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 e sair do status de país menos desenvolvido (LDC) até 2026.



  • O orçamento é responsivo e resiliente em termos de alocação para resposta e recuperação da pandemia de COVID-19. O orçamento prioriza o setor de saúde aumentando sua alocação em 31,6 por cento em relação ao ano anterior. O orçamento também oferece alívio e apoio aos setores e grupos afetados, aumentando o subsídio previdenciário, concedendo isenção e renúncia fiscal e estendendo o prazo para pagamento e declaração de impostos. O orçamento também aloca fundos para vacinação, fundo de emergência e fundo de resposta e recuperação para fazer face à situação de pandemia.



  • O orçamento é inclusivo e equitativo em termos de alocação para setores sociais e grupos marginalizados. O orçamento aumenta a dotação para o sector da educação em 13,9 por cento, o sector da saúde em 31,6 por cento e o sector da segurança social em 16,9 por cento em comparação com o ano anterior. O orçamento também prevê provisões e programas especiais para mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, Dalits, indígenas, Madhesis, Tharus, muçulmanos e outros grupos desfavorecidos.



  • O orçamento é favorável e facilitador em termos de alocação para o desenvolvimento do setor privado e promoção de investimentos. O orçamento oferece vários incentivos e facilidades para investidores nacionais e estrangeiros, tais como abatimento de impostos, isenção de direitos aduaneiros, facilitação da aquisição de terras, centro de atendimento único e mecanismo de resolução de disputas.O orçamento também apóia o desenvolvimento industrial, a promoção das exportações e a revitalização do turismo, alocando fundos para o desenvolvimento da ZEE, estabelecimento de corredores industriais, facilitação do comércio e aumento da competitividade e desenvolvimento e promoção da infraestrutura do turismo.



  • O orçamento é progressivo e transformador em termos de alocação para inovação e desenvolvimento tecnológico. O orçamento aloca fundos para estabelecer a fundação científica nacional, promover a inovação e o ecossistema de empreendedorismo, apoiar instituições de pesquisa e universidades e desenvolver infraestrutura de TIC. O orçamento também incentiva a digitalização da prestação de serviços públicos, sistema de governança eletrônica, plataforma de comércio eletrônico e sistema de e-learning.



Desafios e Riscos




O orçamento do Nepal 2079/80 também tem algumas limitações e inconvenientes que podem ser resumidos da seguinte forma:


  • O orçamento é irrealista e inviável em termos de projeção de receitas e execução de despesas. O orçamento projeta um crescimento de receita de 28% em relação à estimativa revisada do ano anterior, o que é altamente otimista diante da baixa atividade econômica e cumprimento fiscal devido à pandemia. O orçamento também enfrenta desafios na execução das despesas previstas devido à baixa capacidade de absorção, fraca coordenação institucional, obstáculos burocráticos, instabilidade política e corrupção.



  • O orçamento é insustentável e desequilibrado em termos de déficit fiscal e gestão da dívida. O orçamento estima um déficit fiscal de NPR 298,26 bilhões, o que equivale a 8,1% do PIB projetado. O orçamento também prevê uma dívida pública de NPR 1.474,64 bilhões, o que equivale a 40% do PIB projetado. O elevado défice fiscal e a dívida colocam em risco a estabilidade macroeconómica e o espaço fiscal do país.



  • O orçamento é inadequado e insuficiente em termos de alocação para setores e programas chave.O orçamento aloca apenas 21,2 por cento do orçamento total para despesas de capital, o que é inferior ao padrão internacional de 25 por cento. O orçamento também aloca apenas 3,8 por cento do orçamento total para o setor agrícola, que é a principal fonte de subsistência para mais de 60 por cento da população. O orçamento também aloca apenas 3,9 por cento do orçamento total para o setor de ciência e tecnologia, que é crucial para a inovação e competitividade.



  • O orçamento é vago e ambíguo em termos de implementação e mecanismo de monitoramento. O orçamento não fornece indicadores, metas e cronogramas claros e específicos para medir o desempenho e o impacto dos programas e projetos orçamentários. O orçamento também não especifica os papéis e responsabilidades dos diferentes atores e partes interessadas envolvidos na implementação e supervisão do orçamento.



  • O orçamento é incerto e volátil em termos de ambiente externo e interno. O orçamento enfrenta riscos externos, como a desaceleração econômica global, a pandemia de COVID-19, as tensões geopolíticas e os impactos das mudanças climáticas. O orçamento também enfrenta riscos internos, como a instabilidade política, a agitação social, as ameaças à segurança e os desastres naturais.



Conclusão




O orçamento do Nepal 2079/80 é um orçamento histórico e sem precedentes que visa alcançar um crescimento econômico alto e sustentável, criar empregos e aliviar a pobreza, estabelecer o federalismo como portador de prosperidade, criar uma base para uma economia equilibrada, inclusiva, autossuficiente e orientada para o socialismo e responder à pandemia do COVID-19 e seus impactos. O orçamento alocou recursos para vários setores e programas de acordo com seus objetivos e prioridades, destacando alguns pontos fortes e oportunidades, bem como alguns desafios e riscos.


No entanto, o orçamento não é um fim em si mesmo, mas um meio para um fim. O sucesso do orçamento depende de quão eficaz e eficientemente ele é implementado e monitorado.Portanto, é imperativo que o governo, juntamente com outras partes interessadas, como governos estaduais e locais, setor privado, sociedade civil, parceiros de desenvolvimento, mídia e cidadãos, trabalhem juntos para garantir que o orçamento entregue os resultados e benefícios pretendidos ao povo do Nepal.


Esperamos que este artigo tenha lhe fornecido algumas informações e insights úteis sobre o orçamento do Nepal 2079/80. Se você tiver algum feedback ou comentário, sinta-se à vontade para compartilhá-los conosco. Obrigado por ler!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o orçamento do Nepal 2079/80:


Qual é o tamanho total do orçamento do Nepal 2079/80?


  • O tamanho total do orçamento do Nepal 2079/80 é de NPR 1.793,83 bilhões, o que equivale a 48,6% do PIB projetado.




Quais são as principais fontes de financiamento para o orçamento do Nepal 2079/80?


  • As principais fontes de financiamento para o orçamento do Nepal 2079/80 são receitas fiscais (69 por cento), empréstimos estrangeiros (13,5 por cento), empréstimos internos (14,3 por cento) e subvenções estrangeiras (3 por cento).




Quais são as principais áreas de foco do orçamento do Nepal 2079/80?


  • As principais áreas de foco do orçamento do Nepal 2079/80 são resposta à pandemia de COVID-19, transformação do setor agrícola, criação de empregos e redução da pobreza, desenvolvimento econômico local, desenvolvimento de recursos humanos, desenvolvimento de infraestrutura e formação de capital, produção de hidroeletricidade, expansão de linhas de transmissão e eletrificação rural, desenvolvimento industrial, promoção de investimentos e revitalização do setor de turismo, proteção ambiental, gerenciamento de desastres e minimização do risco de mudança climática, prestação eficiente de serviços públicos e promoção de boa governança e pesquisa e desenvolvimento científicos.




Quais são os pontos fortes e oportunidades do orçamento do Nepal 2079/80?


  • Os pontos fortes e oportunidades do orçamento do Nepal 2079/80 são sua natureza ambiciosa e visionária, sua alocação responsiva e resiliente para a resposta e recuperação da pandemia de COVID-19, sua alocação inclusiva e equitativa para setores sociais e grupos marginalizados, sua alocação facilitadora e facilitadora para o desenvolvimento do setor privado e promoção de investimentos e sua alocação progressiva e transformadora para inovação e desenvolvimento tecnológico.




Quais são os desafios e riscos do orçamento do Nepal 2079/80?


  • Os desafios e riscos do orçamento do Nepal 2079/80 são sua projeção irrealista e inviável de receitas e execução de despesas, seu déficit fiscal insustentável e desequilibrado e gestão da dívida, sua alocação inadequada e insuficiente para setores e programas-chave, sua implementação vaga e ambígua e mecanismo de monitoramento e seu ambiente externo e interno incerto e volátil.




Como posso baixar o documento orçamentário completo em formato PDF?


  • Você pode baixar o documento orçamentário completo em formato PDF clicando neste link ou visitando o site oficial do Ministério das Finanças em www.mof.gov.np.




0517a86e26


2 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page